top of page
Casal sorrindo

Aposentadoria

No Brasil, existem diferentes tipos de aposentadoria disponíveis, cada uma com suas regras e requisitos específicos. Com a última Reforma da Previdência em 2019 é natural que muitas dúvidas surjam em torno deste assunto que é uma meta de vida de todos. Abaixo, destacamos os principais tipos de aposentadorias, bem como algumas regras básicas de cada modalidade.

Aposentadoria por Idade:

  • Requisitos: O trabalhador deve atingir a idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) e ter um tempo mínimo de contribuição (15 anos).

  • Observação: Para segurados que começaram a contribuir após a reforma da previdência em 2019, a idade mínima pode ser ajustada ao longo do tempo.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição:

  • Requisitos: O trabalhador deve ter contribuído por um tempo mínimo (35 anos para homens e 30 anos para mulheres). Essa modalidade foi extinta com a reforma da previdência, mas quem já estava no sistema pode optar por ela.

Aposentadoria Especial:

  • Requisitos: Destinada a trabalhadores que exercem atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física, como mineração ou exposição a agentes químicos. O tempo de contribuição pode ser menor do que o da aposentadoria por tempo de contribuição, dependendo da atividade.

Aposentadoria por Invalidez:

  • Requisitos: Concedida a segurados que se tornam incapazes de trabalhar devido a doença ou acidente, desde que tenham contribuído ao menos 12 meses para a previdência, salvo em caso de acidente de trabalho.

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência:

  • Requisitos: Pessoas com deficiência podem se aposentar com regras diferenciadas, que consideram o grau de deficiência, permitindo uma redução no tempo de contribuição.

Aposentadoria Rural:

  • Requisitos: Voltada para trabalhadores rurais, que podem se aposentar por idade (60 anos para homens e 55 anos para mulheres) ou por tempo de contribuição (15 anos de atividade rural).


Aposentadoria por Pensão por Morte:

  • Requisitos: Benefício concedido aos dependentes de um segurado que faleceu, podendo ser transformado em aposentadoria para o dependente, dependendo da situação.


Aposentadoria do Servidor Público:

  • Requisitos: Seguindo regras específicas, que podem variar conforme o regime (estatutário ou celetista), incluindo idade mínima e tempo de serviço.


Cada tipo de aposentadoria possui suas particularidades e pode ser afetado por mudanças na legislação. É importante que os interessados consultem um especialista para entender qual a melhor opção com base em suas circunstâncias pessoais.

Quer saber mais? Fale conosco!

© 2024 por PAOLA WEISHAUPT - Advocacia Previdenciária.

bottom of page